A compra de um imóvel é, muitas vezes, a aquisição mais importante na vida das pessoas. Uma escolha errada, no entanto, definida sem a devida informação, pode causar sérios transtornos. Para que o seu sonho da casa própria não se torne um verdadeiro pesadelo, alguns cuidados devem ser considerados.
Na hora da venda:
- Quando a pessoa decide vender um imóvel, pode gerar expectativas irreais quanto ao custo da casa ou apartamento. O corretor pode, então, passar o valor de mercado mais preciso de quanto o imóvel realmente vale;
- Na hora da venda, o profissional também conhecerá potenciais interessados no seu imóvel.
Na hora da compra:
- Quando você estiver em busca da sua casa, o profissional, por ter mais informações e conhecimento, poderá apresentar opções que vão de acordo com as suas necessidades;
- Quando um proprietário estiver para colocar ou recém tiver colocado um imóvel à venda, um corretor também poderá informá-lo da situação com mais agilidade;
- O profissional pode, ainda, auxiliá-lo na hora de saber se um imóvel realmente vale o preço pelo qual está sendo vendido.
De que forma estes profissionais atuam?
Os corretores podem trabalhar de forma autônoma ou fazer parte de uma imobiliária, que conta com uma equipe própria de profissionais. Normalmente, por uma questão de segurança e controle das informações, as imobiliárias não permitem que seus corretores trabalhem, ao mesmo tempo, para empresas diferentes.
Definir adequadamente o profissional autônomo ou a empresa que irá ajudá-lo no negócio é fundamental.
Corretor autônomo
Observar a maneira do profissional atuar é fundamental para saber se ele prestará um bom serviço. Leve em consideração os seguintes aspectos:
- Empatia do profissional;
- Segurança nas informações prestadas;
- Interesse e atenção nas conversas com o cliente;
- Vontade de ajudar o cliente;
Solicite, ainda, comprovação do registro profissional fornecido pelo Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci) ou consulte a entidade.
Imobiliária
Antes de escolher uma imobiliária, analise estas questões:
- Conheça um pouco da história da empresa;
- Obtenha referências da sua direção;
- Conheça algumas das suas realizações;
- Consulte clientes que já realizaram negócio com a empresa;
Além disso, solicite a comprovação do registro da empresa no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci) ou consulte a entidade.
Fonte: Sylvio Lindenberg, consultor de empresas da área imobiliária e Luiz Calado. Guia do Comprador – Pense Imóveis.